Resolução de problemas e pensamento analítico estão no topo da lista de habilidades que crescerão nos próximos anos?
Será que a demanda por habilidades tecnológicas, sociais, emocionais e cognitivas crescerá nos próximos anos?
É o que revela uma pesquisa da McKinsey, líder mundial no mercado de consultoria empresarial, feita com quase 20 mil pessoas em 15 países no ano passado.
O resultado do estudo corrobora o crescente avanço das estratégias de tomada de decisão, do uso de tecnologias digitais e inteligência artificial no dia a dia de profissionais ao redor do mundo.
A velocidade de transformação nos empregos tornou indispensável a requalificação de 50% de todos os profissionais inseridos no mercado de trabalho até 2025, de acordo com o Fórum Econômico Mundial (WEF).
O pensamento analítico e a resolução de problemas figuram no topo da lista de habilidades que os empregadores acreditam que crescerão em destaque nos próximos cinco anos e estão associadas a uma maior probabilidade de emprego, melhores salários e satisfação no trabalho.
Essa é uma tendência que sucede as habilidades de autogerenciamento surgidas no último ano, em meio à pandemia, como aprendizado ativo, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.
Hoje, em um mercado de trabalho mais automatizado, digital e dinâmico, elas dão espaço também ao desenvolvimento da capacidade crítica nos trabalhadores das mais diversas áreas de atuação.
Você concorda?






